Saltar para o conteúdo

Club de Futbol Reus Deportiu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reus Deportiu
Nome Club de Futbol Reus Deportiu
Alcunhas Ganxets, La Avellana Mecánica[1]
Fundação 23 de novembro de 1909 (114 anos)
(como Club Deportivo de Reus)
Extinção 20 de outubro de 2020
Estádio Estádio Camp Nou Municipal
Capacidade 4.300
Localização Reus, Espanha
Presidente Clifton Onolfo
Patrocinador(a) Grupo Borges
Material (d)esportivo Gedo
Competição Tercera División
Website Site oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

O Club de Futbol Reus Deportiu foi um clube de futebol espanhol da cidade de Reus, na província de Tarragona. Disputou a Segunda Divisão Espanhola até 2018–19, quando foi excluído por problemas financeiros. É conhecido por seus torcedores como Ganxets ou La Avellana Mecánica (Reus é o principal centro de cultivo da avelã na Espanha).

O Club Deportiu Reus foi fundado em 23 de novembro de 1909, após o fim do Reus Sport Club. Inicialmente se dedicava exclusivamente à prática do futebol, até 29 de setembro de 1917, onde uniu-se ao Club Velocipedista e a SC Olímpia, convertendo-se em um clube poliesportivo, cujo nome passou a ser Reus Deportiu[2].

O plantel do Reus decidiu, em 14 de dezembro de 2018, rescindir contrato com o clube devido aos três meses de salários em atraso[3][4]. Era a terceira participação dos Ganxets na segunda divisão espanhola, e em janeiro de 2019 a Real Federação Espanhola de Futebol decidiu excluir o Reus da competição e multá-lo em 250 mil euros devido ao não-pagamento de salários aos jogadores[5], porém os resultados da equipe foram mantidos.

Em julho, depois que os grupos da Terceira Divisão Espanhola de 2019–20 foram sorteados, a equipe foi excluída da competição e foi rebaixada à Tercera División (quarto nível do futebol espanhol), e o time B foi remanejada para a divisão regional[6]. Sua vaga no Grupo 3 ainda não teve um substituto definido, porém o mesmo foi excluída da Tercera División e a 20 de Outubro de 2020, o Reus foi liquidado no tribunal após os proprietários do clube não terem apresentado um plano para salvar as dívidas do clube que estimavam entre os 9 milhões de €, e por isso, o tribunal declarou o fim definitivo do clube.

Torneios nacionais

[editar | editar código-fonte]

Com a exclusão do Reus da Segunda División B e o rebaixamento à quarta divisão, a equipe atualmente está sem nenhum jogador ou comissão técnica.

Futebolistas famosos

[editar | editar código-fonte]
  • Espanha Fran Carbià
  • Espanha Álex Colorado
  • Espanha Ramón Folch
  • Espanha Édgar Hernández
  • Espanha José Juncosa
  • Espanha José Fernando Martínez Rodilla
  • Espanha Sergi Masqué

Referências

  1. «Reus, la avellana mecánica, reta al Atlético» (em espanhol). Sportyou. 25 de novembro de 2015. Consultado em 28 de junho de 2016 
  2. lafutbolteca
  3. «Plantel do Reus rescinde contrato devido a salários em atraso». Jornal de Notícias. 14 de dezembro de 2019 
  4. «Elenco do Reus, clube da segunda divisão espanhola, pede fim de contrato após não receber salário». ESPN.com.br. 14 de dezembro de 2019 
  5. «Nota Informativa». La Liga. 18 de janeiro de 2019. Consultado em 18 de janeiro de 2019 
  6. «La Federación expulsa al Reus de 2ªB». Marca.com. 17 de julho de 2019. Consultado em 20 de julho de 2019 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Bandeira de EspanhaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol espanhóis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.